Criado em 2005, o Prêmio Santander Empreendedorismo estimula o empreendedorismo e reconhece perfis e projetos de qualidade nas universidades, e chega neste ano à sua 10ª edição. “Temos orgulho por fomentar a criatividade acadêmica e ver na prática ideias inovadoras ganhando vida e beneficiando milhares de pessoas. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que ainda há muito para ser feito pela educação no nosso país. Rumo aos 15, 20, 30 anos de Prêmios”, afirma Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil.
Sem categorias e com um dos vencedores eleito por júri popular, a premiação recebe inscrições individuais ou de equipes até esta quinta-feira (18/9). Os interessados devem preencher a ficha disponível no site www.santander.com.br/universidades.
Para participar é preciso ser maior de 18 anos e estar matriculado nas modalidades de graduação ou pós-graduação em instituições reconhecidas pelo MEC. Será aceito apenas um projeto por inscrição e, no caso das equipes, todos os integrantes devem ser da mesma universidade, além de ter a orientação de um professor.
Serão selecionados os 150 projetos, que seguem para votação de júri popular no período de 6 a 16 de outubro. Os três projetos mais votados já serão considerados finalistas, mas todos os inscritos na primeira etapa ainda devem encaminhar seu projeto para a próxima.
A comissão julgadora selecionará até 45 projetos regionais, sendo 15 da região Sul, 15 da Sudeste e 15 divididos entre Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Após a seleção regional, será feita outra, nacional, que determinará os semifinalistas que seguirão para apresentação da proposta em São Paulo (SP). Na ocasião, todos devem apresentar o projeto para banca avaliadora, que escolherá os demais finalistas.
Também ocorre uma segunda votação do público com os três finalistas selecionados pelo júri popular. Os três mais populares devem criar vídeo de apresentação da proposta, que será disponibilizado no site da competição entre 27 de outubro e 3 de novembro. A grande final acontece no dia 5 de novembro e a comissão julgadora anunciará os vencedores na cerimônia de premiação.
Os cinco melhores receberão o prêmio de R$ 100 mil, curso de empreendedorismo na Babson College (Estados Unidos) – com passagem e estadia – e mentoria com a Endeavor. Os professores mentores também recebem premiação.